FRAUDES NA INTERNET | TW Transportes

22 de fevereiro de 2023

FRAUDES NA INTERNET

Marketing TW

Autor

Quer saber como evitar fraudes e golpes no comércio eletrônico? Confira essas dicas!

Quem vive sem internet hoje?

Ela oferece muitas facilidades para fazer compras e realizar bons negócios. Mas é preciso estar atento às fraudes e páginas Fake, que podem causar prejuízos financeiros e roubo de dados.

Todas as empresas do mundo utilizam a internet para divulgar e vender seus produtos. E muitas acabam sendo alvos de bandidos virtuais, que se utilizam de cópias de perfis dessas empresas para enganar pessoas e ganhar dinheiro ou ficar de posse de seus dados. Segundo pesquisas, as principais fraudes estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços. 

Por isso, é preciso ficar atento! Confira algumas dicas que podem evitar prejuízos e dores de cabeça.

1. Verifique se o site que você está é o oficial da empresa. O Google pode ajudar nesta questão, através de uma rápida pesquisa.

2. Os sites oficiais possuem o ícone de um cadeado na frente do domínio, o que demonstra que a conexão é segura. 

3. Observe se antes do endereço de domínio tem a letra “s” no “https”. Isso é um certificado digital super importante.

4. Cuidado com a escrita do nome correto da empresa. Muitos criminosos trocam ou acrescentam alguma letra para que o endereço falso fique muito parecido com o oficial e passe despercebido pelo usuário.

5. Desconfie sempre que receber links de pessoas desconhecidas.

6. Identifique as informações de contato. Muitos oferecem chats online pelo qual você pode conversar com um atendente em tempo real.

7. Fique atento à escrita incorreta, fotos de má qualidade e aspecto amador. Sites oficiais prezam pela qualidade do que é publicado.

8. Desconfie se algo estiver estranho ou parecer diferente.

9. Se você já é cliente da empresa, converse com seu contato antes de enviar dados ou fechar negócios.

10. Desconfie de preços muito baixos ou promoções mirabolantes.

11. Confira o número de seguidores. Sites oficiais (como perfis no Facebook e Instagram) costumam ter um bom número de seguidores, já os fakes costumam ter poucos seguidores, além de serem recentes.

12. Verifique as publicações. Os oficiais têm históricos de publicações de vários anos. Os perfis falsos têm poucas publicações e com datas recentes.

13. Denuncie! Crimes virtuais são mais difíceis de serem rastreados. Por isso, quanto mais pessoas denunciarem um site ou página falsa, mais rapidamente os responsáveis conseguem tirá-lo do ar! Vale registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima.

TW CADA VEZ MAIOR E MELHOR

Preparado para o fim de ano? Período exige um bom planejamento logístico para não correr riscos

Você no centro da experiência